k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Top dicas de make para pele negra
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Top dicas de make para pele negra

05/08/14 Beleza | Por Camila Coutinho

abre2MACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-107

Mesmo em um país cheio de diversidade como o Brasil, à vezes é bem difícil achar boas dicas (e produtos) de make voltados à pele negra! Pensando nisso, a M.A.C. deu uma aula de maquiagem com cobertura exclusiva do GE para tirar algumas das maiores dúvidas no assunto. Confira um top 5 dicas para não errar:

1. Como encontrar a base ideal para a pele negra

base-MACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-44

“Ao contrário do que muita gente pensa, pele negra também precisa de base sim. E aí a dificuldade é achar um tom que não fique acinzentado ou alaranjado demais na pele, comenta o maquiador Robson Oliveira.

Fique de olho: se sua pele tem fundo frio (nuances prateados ou esverdeados), procure por uma base de subtom oliva; se for quente (com fundo avermelhado ou dourado), busque pelo produto com base mais alaranjada.

Na hora da compra, a maquiadora Kátia Oliveira conta que gosta de testar na testa, colo e às vezes até coloca um pouquinho no ombro, “para que todos esses pontos ‘se conversem’”. Robson ressalta que é comum que negras tenham a testa mais escura. A solução? Se não quiser usar dois tons de base, pode utilizar um produto como o CC Powder Colour Correct de cor alaranjada ou o Prep+Prime Highlighter após aplicar a base na região mais escura para neutralizar o tom.

ccMACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-92

A textura (líquida, pó, matte, acetinada) da base depende do tipo de pele de cada uma, mas o importante é sempre preparar a pele antes com o hidratante e primer; isso evita o aspecto acinzentado e acúmulo de produto em linhas finas.

2. Qual é o corretivo mais indicado?

“É bom sempre buscar paletas com mais de um tom. O laranja é o salvador da pele negra! Deve ser sempre aplicado pontualmente (com os dedos ou pincel) para equalizar o tom da pele ou até iluminar regiões mais escuras”, indica Robson. Já esse tom bege de fundo oliva é ótimo para disfarçar pontos esbranquiçados que algumas peles negras apresentam.

corretivo

Para preparar os lábios para aquele batonzão, é legal também neutralizar o contorno mais escuro dos lábios esfumando o corretivo na região. Se quiser diminuir os lábios, após o corretivo faça o contorno dos lábios com lápis ou pincel por dentro.

3. Melhores cores de sombra, batom e blush para apostar

cores-MACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-253

Atenção: não é regra a ser seguida obrigatoriamente! Afinal, como a pele negra também tem muitas variações de tons, diferentes cores caem bem para cada pessoa. Aqui são apenas indicações do que costuma funcionar nesse tipo de pele; sempre vale a experimentação em casa para achar o seu ideal!

“De modo geral, evite cores com muita presença de branco, fica esquisito, acinzentado. Opte sempre pelos tons mais saturados e bem pigmentados”, ensina Kátia, que indica o laranja e dourado como clássicos que sempre caem bem e o verde, azul royal e roxo para quem quiser ousar. Aqui, o lápis branco é indicado como “base”: “use embaixo da sombra para deixar o colorido mais intenso”, dá a dica.

Fuja das cores candy e também dos cinzas nos olhos, pois eles não valorizam o tom de pele, mas, ao contrário do que muita gente pensa, os bons e velhos esfumados marrom e preto estão liberados! “São o básico do make também para pele negra. No caso do marrom, é só buscar tons acima da sua pele para aparecer mais, e um que seja de fundo mais quente”, diz.

cores-MACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-196

Nos lábios, vale a mesma regra: evite cores como o Snob, que tem bastante branco na composição, e vá pelos pigmentados como Ruby Woo, Diva, Up the Amp ou Pink Noveau. Já no blush, procure por tons queimados de coral e rosa para dar aquele “ar de saúde”. E o bom e velho vinho continua valendo!

4. Jogo de luz e contorno, como fazer?

“Para começar, o maior equívoco é pensar no iluminador como algo branco. Na pele negra ele seria um marrom um ou dois tons mais claro que a pele, ou um brilho que puxe para o bronze e dourado”, indica Kátia. “Também funciona com um corretivo um tom abaixo da pele, fica até mais natural”, completa Robson. Nesse caso, procure pelos de fundo levemente acinzentado ou esverdeado, pois os mais “quentes” vão parecer blush.

corretivo-iluminador

Já o contorno depende do tom de pele. Nas peles muito escuras na verdade o truque é iluminar os pontos mais altos para criar o contraste. São os lugares-chave que já conhecemos: ponte do nariz, têmporas, arco abaixo da sobrancelha e sobre o v dos lábios. Neste último ponto, aliás, vale o bom senso: “Negras geralmente já têm os lábios grossos, e esse truque dá a impressão de que são ainda maiores”, comenta Kátia.

Quem tem a pele mais clara pode utilizar um pó um ou dois tons mais escuros que a pele e fazer o contorno ao aplicar abaixo do osso da maçã do rosto em direção às têmporas, depois esfumando com o pincel em direção ao blush. Na testa, vá com o pincel rente à raiz do cabelo e puxe para baixo para criar a sombra.

Para alongar o rosto, anote o truque de Robson: aplique um pouco de corretivo/iluminador no centro da testa, logo acima da linha da sobrancelha, e espalhe o produto em formato de leque.

5. E como cuidar das sobrancelhas?

sobrancelha-MACWorkshop_BelezaNegra_porHickDuarte-53

É comum que negras tenham a sobrancelha falhada, por isso vale a atenção a este ponto do make! “O formato quadradinho é mais atual e ainda alonga, bom para quem tem o rosto mais redondo. Mas é importante respeitar o formato original também”, diz Robson.

O maquiador começa o desenho penteando os pelinhos para cima, assim o local da falha fica mais evidente. Com o lápis marrom (busque os de fundo acinzentado e não avermelhados), faça uma linha inferior partindo do canto interno do olho para definir até onde desenhar a sobrancelha. A partir daí, preencha o espaço como se desenhasse pelinhos com o lápis, de leve. Depois, use a escovinha para colocar os fios no lugar ao mesmo tempo em que esfuma a cor do lápis. Finalize com máscara incolor para manter tudo no lugar!

passo-a-passo

Esfumado preto + sombra dourada: make com cara de ryca, bem longe de ficar over, né?!

  • Curtiram as dicas?
QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo