k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
TOP 5: estilistas portugueses pra ficar de olho!
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

TOP 5: estilistas portugueses pra ficar de olho!

16/03/16 Moda | Por Camila Coutinho

ABRE

Essa semana voltei para o Brasil após uma longa temporada de fashion weeks, já que depois de Paris (já viu o post com as top tendências de lá?) estendi um pouquinho mais para conferir de perto a ModaLisboa!

Fiquei muito honrada com o convite da organização para conhecer o trabalho de grandes e novos estilistas portugueses, ainda mais sendo uma edição que celebrou os 25 anos do evento! Foram três dias intensos de desfiles que mostraram bem o DNA da moda portuguesa, que depois dessa experiência posso definir como um bom mix de looks comerciais, altamente desejáveis, com toques autorais. Em termos de organização, funciona mais ou menos como a São Paulo Fashion Week, já que a maioria dos desfiles ficam concentrados em um único espaço, no caso o Pátio da Galé.

De modo geral, a moda masculina me encantou com um streetwear incrível e muito bem acabado, assim como a alfaiataria, tanto feminina quanto masculina, definitivamente outro ponto forte dos portugueses. Aqui nesse post reuni então os estilistas que mais me chamaram a atenção, uma seleção que também é resultado das conversas que tive por lá com jornalistas, it girls… Enfim, se joga:

1.moda-portugal-patrick

PATRICK DE PÁDUA: como comentei lá no Insta, se eu fosse menino definitivamente compraria tudo do Patrick! kkkk Ele desfilou sua coleção no primeiro dia do evento, como parte da apresentação do coletivo Sangue Novo, plataforma que dá suporte a novos talentos portugueses com consultorias em criação, gestão, comunicação e marketing. Desse desfile um nome é eleito para participar do calendário oficial do ModaLisboa na próxima temporada, e ele foi o grande vencedor!

Patrick formou-se em design de moda há apenas três anos, mas já foi chamado para colaborações como esse tênis da Dkode, e com certeza foi um dos destaques dessa temporada com um mix muito bem feito de alfaiataria e streetwear! Chama o boy pra ver e se inspirar! kkkk SAIBA + > INSTA * SITE

2.moda-portugal-carlos-gil

CARLOS GIL: abriu seu ateliê em 1998 e desde 2014 integra o calendário do ModaLisboa, sendo um dos nomes mais consagrados da moda portuguesa (foi inclusive condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique, chic bein!).

Foi uma das coleções mais desejáveis que vi nessa temporada, cheia de elementos retrô, mas ao mesmo tempo com cores que trouxeram mais contemporaneidade aos looks, uma mistura à lá Gucci de Alessandro Michelle, ou seja, sucesso! Lembrei muito dos pedidos de dicas pra quem trabalha em ambientes mais formais, o desfile dele é uma aula de como usar a alfaiataria de uma forma muuuito interessante, que vale para qualquer ambiente na verdade! SAIBA + > INSTA * SITE

3.moda-portugal-luis-carvalho

LUÍS CARVALHO: no último dia da ModaLisboa estava ansiosa para conferir a coleção dele, que já integra o calendário há algum tempo e é tido pelos críticos como um criador bem consistente, realmente um nome forte do circuito fashion português. E o desfile não decepcionou: amei a sequência de looks clássicos e monocromáticos, mas ao mesmo tempo muito cool, com shapes espertos e uma cartela que foi do nude ao marsala, passando pelo cinza e rosa clarinho. Ele mandou muito bem também nos looks masculinos, seja na combinação moderninha de alfaiataria + veludo ou ao apostar em cores como o marsala e até um mosaico pink!

Em entrevista ao site do ModaLisboa, Luís contou que seu grande desafio é conseguir criar algo que não remeta necessariamente a imagens passadas, e sua coleção realmente tem uma pegada bem fresh; suas referências são as criações da Lanvin, Givenchy e Dior (by Raf Simons). SAIBA + > SITE

4. moda-portugal-alexandra-moura

ALEXANDRA MOURA: integrante do ModaLisboa desde 2002, Alexandra já é uma veterana da moda portuguesa e também seu nome mais reconhecido internacionalmente – foi selecionada pelo British Fashion Council para fazer parte de seu showroom oficial, e também tem esse espaço em Paris, durante a semana de moda.

Off passarelas Alexandra costuma colaborar com figurinos para espetáculos de dança, por isso essa influência dos palcos faz todo sentido quando vemos os bordados brocados exuberantes de sua coleção! Sua proposta mais solta para blazers, calças e camisas dá uma boa modernizada na alfaiataria – e, vale dizer, no look masculino também! Afinal, esses blazers e jaquetas luxo são desejo unissex! SAIBA + > INSTA * SITE

5.moda-portugal-faisca

FILIPE FAÍSCA: natural de Moçambique, Faísca inaugurou seu ateliê em 1993. Ganhou duas vezes (2007 e 2015) o Globo de Ouro de de melhor designer de moda português, e além de suas coleções para a passarela se destaca também na produção de figurinos para teatro, ópera, ballet e cinema e na criação das vitrines das lojas Hermès de em Lisboa e Algarve e Fashion Clinic, em Lisboa e no Porto.

De modo geral, achei sua coleção a que mais tinha um perfume pop, vindo de referências ao comportamento contemporâneo (a modelo andou digitando no celular! kkk) à brincadeira com estampas geométricas. O trabalho com transparência e renda dele também é irresistível, e apesar dessa parecer uma combinação “batida” na moda, ele consegue produções bem originais, como essa que usei e amei!! SAIBA + > INSTA * SITE

Enfim, é isso! Vale o follow nos nossos colegas portugueses, muito legal ver a criatividade de novos talentos junto à consistência de nomes consagrados por lá, sem dúvidas é o que torna essa semana única!

  • Curtiram esse Top 5? Qual foi seu estilista favorito?
QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo