Garotas estúpidas Moda
Favorito

Quanto custa o convite para o baile do MET? Essas e outras curiosidades sobre o maior red carpet de todos!

7 minutos de leitura

Zendaya em 2017 | Foto: Getty Images

E chegou a “primeira segunda-feira de maio”, dia esperado por fashionistas mundo afora por ser quando acontece o tradicional Baile do MET, evento que celebra a abertura da exposição anual do Costume Institute no Metropolitan Museum em Nova York!

Oficialmente a festa tem o objetivo de arrecadar fundos para o departamento de moda do museu, mas com o passar dos anos (e o toque de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, ali) transformou-se também no maior red carpet de todos (muita gente fica mais ansiosa por ele do que pelo Oscar!). Isso acontece não só porque o MET gala consegue reunir grandes celebridades de todas as áreas (de Rihanna a Beyoncé, passando por Jennifer Lawrence a Kendall Jenner), mas também porque é “a” ocasião para ver as maiores ousadias fashion, sem medo de ser feliz! kkk

Então antes de pegar a pipoca e colocar os dedinhos para comentar os looks com as amigas lá no Insta do @garotasestupidas hoje à noite, separamos aqui 5 fatos para saber sobre o Baile do MET 2018:

1. QUAL O TEMA DESTE ANO?

Peça da coleção de alta-costura da Dior de 2005 presente na expo | Foto: Vogue Magazine

Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination (corpos celestiais: moda e a imaginação católica, em português), é o tema dessa edição. “É tudo sobre a influência do catolicismo nos estilistas, sobre a ligação entre a imagem e a criatividade da igreja, definiu Andrew Bolton, curador das exposições do Costume Institute. “Roupas religiosas e moda, pelo menos em termos de apresentação, são inerentemente performáticas. Existem paralelos entre um desfile e uma procissão de igreja. Normalmente, ambos seguem um arranjo ordenado e regulamentado; ambos têm participantes ativos e passivos; e ambos são acompanhados por música”, completou.

Preview da expo com peças de Mugler, Rodarte, Riccardo Tisci e Christian Lacroix | Fotos: Vogue Magazine

Além de criações de Dolce & Gabbana, Jean Paul Gaultier, Valentino, Dior, Balenciaga, Elsa Schiaparelli e Christian Lacroix (nomes que devem fazer sucesso nos looks dos convidados também), o próprio Vaticano emprestou cerca de 50 peças raras (entre vestes e acessórios papais) da sacristia da Capela Sistina, itens que ficarão em uma área distinta das roupas “profanas” [veja uma prévia da mostra no vídeo no final do post].

Esta é a maior exposição que o Costume Institue já produziu (e possivelmente também a com o tema mais polêmico): são cerca de 58,6 mil metros quadrados divididos em três galerias, o Anna Wintour Costume Center e os ambientes medievais no Met na Quinta Avenida e no Cloisters, no extremo norte de Manhattan.

2. QUEM RECEBE?

Anna Wintour e Andrew Bolton, curador das exposições do Costume Institute; George e Amal Clooney no gala de 2017 | Fotos: Getty Images

Além de Anna Wintour, Rihanna, Donatella Versace e Amal Clooney serão as anfitriãs do evento este ano.

Em 2017 a expo que homenageava Rei Kawakubo reuniu cerca de 550 convidados; esse número deve ser maior este ano, mas sem variar muito disso, já que a exclusividade é outro ponto forte do evento.

3. QUANTO CUSTA UM CONVITE?

Donatella Versace e Kylie Jenner (de Versace, claro) na edição de 2017 | Foto: Getty Images

Segundo o The New York Times, os convites para o MET gala deste ano custam 30 mil dólares por pessoa, e as mesas não saem por menos de 275 mil! Como já dito, o dinheiro vai para o Costume Institute – em 2017 mais de 12 milhões de dólares foram arrecadados!

Geralmente muitas grifes compram as mesas e então convidam celebridades para não só se sentarem com elas, mas também, claro, usarem looks da marca, garantindo assim a presença da label no maior red carpet de todos. É também comum que os estilistas cruzem a escadaria do MET acompanhados de suas musas.

4. O QUE ESPERAR DOS LOOKS?

Tudo! kkk Como já vimos em outras edições, o tema da exposição funciona como uma sugestão para que os convidados abusem da criatividade, mas muita gente prefere ir mais “basiquinho” em um look black tie clássico, ou então pira e escolhe o que dá na cabeça mesmo, independente da exposição.

Este ano o dress code é “Sunday Best” (ou seja, “o melhor do domingo”), uma referência ao tradicional “dia de ir à missa” – imagens angelicais e de santos, roupas de padre e crucifixos devem ter uma presença forte. Anna Wintour não costuma ser muito extravagante em seus looks Chanel, já a RiRi… ousadia define, especialmente nos últimos anos:

Fotos: Getty Images

Como a cantora está lançando uma linha de lingerie, a gente aqui aposta que ela bem pode dar um jeitinho de criar um look bafo com alguma peça da linha – imagina esse marketing, né? Veremos!

5. O QUE ROLA LÁ DENTRO?

Foto: Instagram/@kyliejenner

Há uma política de “sem posts nas redes sociais” após cruzar o red carpet, mas quando se tem as personalidades mais seguidas do Instagram no mesmo ambiente isso acaba sendo meio impossível, né? Pode-se dizer que elas deram “seu jeitinho” e nas últimas edições o banheiro do museu (sério!) acabou se tornando o hotspot para selfies, fofocas e os cliques que farão mais sucesso na noite (ou mesmo causarão polêmicas, como quando apareceram fumando em um deles).

A festa em si segue o seguinte protocolo: após os cumprimentos e entrevistas do red carpet os convidados seguem em um tour pela exposição até chegar ao salão onde acontece o jantar, discursos e um grande show – como uma das anfitriãs, espera-se que Rihanna seja mais uma vez a entertainer da noite (há inclusive a expectativa de que ela apresente música nova!).

Após o Baile do MET a exposição será aberta para o público no dia 10 de maio, e ficará em cartaz até 08 de outubro de 2018; o ingresso adulto custa US$ 25

  • EM TEMPO: você já deve ter ouvido falar no documentário First Monday in May, lançado em 2016, mas já que estamos no tema vale reforçar aqui a dica para assistir! O filme mostra a organização da mostra China: Through the Looking Glass (aquela de Rihanna com o icônico vestido amarelo Guo Pei), e se você acha que vai ficar obcecada por Anna Wintour negando esse ou aquele convite, saiba que é o curador da expo, Andrew Bolton, quem rouba mesmo a cena. É fascinante ver toda a monumental preparação para uma exibição e evento desse porte – mesmo quem não é exatamente fã de moda vai gostar! Dá para encontrar trechos no Youtube e atualmente também está disponível no catálogo do NOW, serviço on demand da NET.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.