k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Por onde andam as garotas Fotolog?!
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
+5
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Por onde andam as garotas Fotolog?!

14/12/12 home | Por Camila Coutinho

Era uma vez, há muito tempo atrás, em uma época em que Valencia e Hefe não existiam, um reino muito parecido com o Instagram, chamado Fotolog. Por lá, em vez de fotos populares existiam os Gold Cameras,a  alta realeza! Kkk Quase tive que contar uma historinha dessas quando fui guiar Sthefany, repórter GE, pra iniciar a pesquisa desse post. “Fotolog até sei o que é, mas não lembro muito como funcionava e nem quem eram “as pops” do momento!” – falou. O detalhe é que Sthe tem 19 anos (uma baby! Kkk) e realmente não viveu a “era” das fotologgers – bons tempos que ninguém tinha laptop e eu brigava tipo streetfighter com minha irmã pra usar o único computador de casa…detalhe: com internet discada.

Depois de um post na fanpage do GE relembrando esses bons tempos de fotolog, percebi que os muuuuitos comentários animados sinalizavam que as leitoras poderiam curtir um post sobre o assunto! Então lá fui eu entrar em contato com as top 5 meninas que eu mais visitava por lá, justamente pra saber o que elas andam fazendo agora. Quatro foram fofas e responderam rapidinho, só uma que não achei nem vestígio…talvez vocês possam me ajudar!

Começando por Marimoon, claro! A fotologger das fotologgers foi a primeira webceleb brasileira que eu lembre (não tem nenhuma outra tão antiga, concordam?!) e soube como ninguém capitalizar seu sucesso na internet, transformando cabelos coloridos (inspirados no desenho SailorMoon!) em business sério. Ela começou em 2003 e se destacou pelas fotos super produzidas e tratadas, bem no universo gótico e fantasioso. “Existiam bem menos pessoas acessando a internet, pouca gente tinha câmera digital e criava ensaios, editava no photoshop..era bem caprichosa!” – contou Mari.

Em 2008 ela foi convidada pra integrar o time de VJs da MTV e comandou durante o seu período na emissora os programas Scrap e Acesso MTV, sendo a primeira personalidade da internet a migrar pra a TV. O contrato não foi renovado pra 2013, mas ela promete mais um monte de projetos pro ano que vem: “Em 2013 vocês vão me ouvir na voz da Vanellope no filme “Detona Ralph” da Disney que estreia dia 04/01, vão conferir minha linha de produtos MariMoon com esmaltes, bolsas, mochilas e mais outras novidades!”

Atualmente, Mari mantém ativos Twitter (pela facilidade de trocar informação com os fãs e amigos, divulgar as novidades etc), Facebook e Instagram. “Eu sempre falo que o instagram é o novo fotolog! Adoro! E é realmente bem parecido. O ruim é que parece estar orkutizando muito e tenho medo que ele vire o novo flogão… O que é aquele monte de gente fazendo propaganda de trabalhar em casa??? Socorro! – brincou.

  • FOTOLOG: www.fotolog.com.br/marimoon + INSTAGRAM: @marimoon

Depois de Mari, quem teve o melhor recall foi, com certeza, Lalu Lins! hehehe Eu particularmente acessava bem mais o dela do que o de Mari, adorava! Larissa (?!?! Sim, é o nome real! kkk) é de João Pessoa e bombava no Brasil todo com suas fotos animadas, sempre na balada e com uma pegada mais sexy. Tinha um grupo de amigos que sempre aparecia no Fotolog (na maioria das vezes em Pipa! kkk) e até chegou a dividir uma outra conta com uma amiga também fotologger, Ju Almeida – sobre ela, apenas comentou que seguiram caminhos diferentes, já não se encontram tanto.

O que começou como uma brincadeira, tomou proporções maiores e ela percebeu que estava “famosa” quando em um evento da cidade alguém pediu pra tirar uma foto. “Fiquei muito envergonhada, eu era muito novinha. Meu amigos e amigas riam de mim, eu cheguei até a sofrer bullying sabia?” – contou. Outros sinais que o Fotolog tinha atravessado as fronteiras paraibanas foi quando apareceram perfis fake usando fotos de Lalu roubadas do Orkut (#vintage) e as fofocas mesmo.Criavam até historinhas, com direito a namorado fake, melhor amiga fake e depoimentos fakes. Parecia uma novelinha. mas era bizarro! kkkk

Com o declínio do Fotolog em geral, veio também um “abusinho” da brincadeira e Lalu focou na faculdade, depois foi pra Londres estudar moda. Assim que voltou pro Brasil, trabalhou em uma marca, foi colunista do blog de um shopping local e, depois de muita insistência dos amigos, cedeu a pressão e criou seu blog de moda, o lalulins.com.br. “ Essa super exposição da época do Fotolog mexeu comigo, sei lá, talvez tenha me assustado um pouco. Muitos amigos perguntavam porque eu ainda não tinha feito um blog MEU e insistiam que eu fizesse, e aí, ao mesmo tempo que eu estava meio saturada desse “boom”  dos blogs de moda, eu sentia um pouco de necessidade de voltar ao mundo virtual, dividir minhas coisas e ter aquela interação bacana que a internet proporciona.” – explicou.

O que pretende com o novo espaço na internet? “Dialogar com os leitores, dividir dicas não só sobre moda, mas também de outras coisas que gosto, como música, tecnologia e cultura pop em geral. E claro, ter a oportunidade de me aproximar de pessoas que admiro bastante, como você Camila (sem querer ser puxa-saco, zero talento pra isso), gosto bastante da maneira despretenciosa e pessoal que você se comunica com suas leitoras, tipo vira amiga íntima! kkkkk” Adorei saber disso, como stalker das antigas agora sinto que estamos empatadas! hehe

  •  FOTOLOG: www.fotolog.com.br/lalu + INSTAGRAM: @lalu_lins
E Fernanda Gava hein gente?! Quantas fãs essa menina tinha!! Tanta gente comentando na fanpage, que até a própria apareceu pra dar um “hello”, assim encontrei o contato dela e começamos a conversar! Fe Gava, como era conhecida pelos fotologgers, é de Floripa e também bombava com uma outra conta, onde postava fotos com o então namorado, chamada /casal_fotolog.Não namoro mais a pessoa do inicio do fotolog. Namoro há oito anos e até cheguei a postar muito relacionado à gente por lá, mas a maturidade traz bunda caída e rugas, mas também escolhas sensatas! Na época de adolescência, o Fotolog era minha necessidade vital! hehe – comentou.
Quando começou a postar no Fotolog, não tinha a menor intenção de ficar conhecida, mas viu sua página crescer de maneira gradativa e percebeu algo especial a medida que ela ia postando e os comentários lotavam muito rápido. O ápice foi quando revistas nacionais como Capricho e Veja entraram em contato pedindo entrevistas. As situações engraçadas surgem até hoje (até porque ela não mudou nada! kkk), com perfis usando suas fotos e antigos leitores que a reconhecem quanto entram na sua loja – ela abriu a Bendita, onde vende roupas e acessórios.
Quando perguntei se o Fotolog chegou a trazer retorno financeiro pra ela, Fe comentou que indiretamente sim. “Volta e meia fazia alguns leilões de peças minhas mesmo no Mercado Livre pra poder viajar. A antiga “popularidade” também me trouxe algumas clientes quando comecei as vendas de acessórios e havaianas.”
  •  FOTOLOG: www.fotolog.com.br/fegava + INSTAGRAM: @fegava_

 Já Mayra Dias Gomes, filha do dramaturgo Dias Gomes, começou seu Fotolog como uma continuação de um blog que abriu as 14 anos! Sempre gostou de escrever textos maiores e chamava atenção pela atitude rocker, bem “rebeldjinha”! hehe Aos 17, lançou seu primeiro livro, Fugalaça. “O Fotolog me ajudou muito porque lá eu já tinha leitores fiéis, e esses leitores viram uma menina que tinha sonho de se tornar escritora, de verdade. Muitas pessoas sentiam que faziam parte do sucesso que eu obtive com “Fugalaça”, e realmente elas fazem.”

Ela contou que era completamente viciada em seu Fotolog e, que em uma briga com um ex namorado, surtou quando ele ameaçou que ia fazer algo pra desativar sua conta! kkkk “Fiquei muito chateada, comecei a chorar muito. Afinal o Fotolog relatava o que havia acontecido em minha vida diariamente desde 2004. Também fiquei triste quando o Fotolog começou a entrar em declínio, mas nesta época eu já estava morando em Los Angeles, e já não tinha mais o vício que tinha quando era mais nova. Já achava o formato péssimo, e estava pronta para uma nova rede social.

Mayra casou aos 22 anos em Las Vegas com o músico Coyote Shivers e até hoje mora nos USA, de onde continua trabalhando como repórter, colaborando com a revista Rolling Stone Brasil. Além disso, acaba de finalizar um livro e homenagem aos 90 anos do seu pai e finalizando seu quarto livro,  um thriller baseado em um assassinato que ocorreu no prédio em que morava, em Hollywood. Ainda sobre “Fugalaça”, seu primeiro livro, parte autobiográfico e parte ficcional, será lançado no ano que vem na Alemanha, e também vai virar filme.

  •  FOTOLOG: www.fotolog.com.br/sensationslave + INSTAGRAM: não encontrei!
FALANDO NISSO…

A única que não consegui entrar em contato foi Ana Paula, a AP, do fotolog.com.br/impar! Lembram dela?! hehe Era muito amiga da Marimoon, até fizeram aquela campanha da Melissa, só com fotologgers, juntas – chamava “Goldies”, lembram?  Quem sabe depois do post ela aparece e a gente completa as entrevistas né?! hehe

  • Gostaram meninas?! kkk Me contem que outros Fotologs visitavam!!
QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
+5
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo