k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Manual para futuros estudantes de moda!
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
+4
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Manual para futuros estudantes de moda!

16/10/10 Business | Por Camila Coutinho

Quero começar esse post pedindo desculpas tá meninas? É que tem tanta coisa acontecendo na minha vida profissional atualmente, que o tempo tá muito curto e não to conseguindo responder os comentários e emails como gostaria. Mas tenham certeza que eu leio TODOS, tanto que esse post em especial veio justamente das dúvidas que eu recebo de voces sobre o mercado da moda, faculdades, curso de estilismo etc

Volto a dizer que não sou a maior especialista e guru fashionista, mas ,como nos sentimos muito próximas e as perguntas sobre esse assunto chegam sem parar, lógico que não vou deixar de responder com o que eu sei né?! haha Então aqui vai meu “humirrdi” manual pra quem tem interesse em fazer faculdade de moda…

  • DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:
  1. Que carreiras posso seguir cursando Moda? Muita gente acha que moda é só estilismo e entra na faculdade já pensando nessa opção, mas ao longo do curso voce vai descobrir muitas, mas muitas outras opções de carreira. O aspirante a fashionista pode ser designer, estilista, stylist, produtor, designer de estamparia, jornalista de moda, modelista, consultora de estilo…
  2. Quais as matérias ensinadas na faculdade? Na FBV ,onde eu estudei, tinha de tudo um pouco: desenho de moda, desenho técnico, modelagem, fotografia de moda, costura, ergonomia, produção de eventos, marketing de moda, história da moda, planejamento de coleção entre outras. É legal porque dá pra testar um pouquinho de cada área sabe?
  3. Pra ser estilista precisa saber desenhar maravilhosamente? É uma coisa a mais, mas atualmente não é um pré-requisito! Voce precisa saber expressar as suas idéias pra quem vai produzir a peça sabe? E isso pode ser através de desenhos mais técnicos, colagens e até croquis desenvolvidos em programas de computador.
  4. Trabalho em outra área mas meu sonho é fazer moda. Quero tentar trabalhar com o que gosto, mas tenho medo de dar errado e perder a minha já conquistada estabilidade! O que fazer? Ok, antes de jogar tudo pro alto voce tem que saber se realmente quer trabalhar com moda ou se apenas gosta de ler revistas e fazer compras! haha Pra isso, uma boa opção é fazer cursinhos soltos e rápidos ,que geralmente tem horário alternativo, e conhecer um pouco de cada área. Procure o Senac da sua cidade, em SP também tem a Escola São Paulo que é muito legal…
  5. É possível fazer pós ou MBA em moda se sou formada em outra área? Sim! Da mesma maneira que formados em moda podem fazer cursos em gestão de negócios etc. Também é legal lembrar que depois da faculdade de moda, dá pra se especializar ainda mais na área que voce deseja. Hoje em dia existem pós super específicas em jornalismo de moda, marketing no varejo, design editorial (pra revistas!) e muitas outras, tanto aqui no Brasil quanto no exterior!
  6. Pra fazer sucesso no mercado é preciso ser bem relacionada? Olha, vamos combinar que ,nos dias de hoje, um bom network não faz mal a ninguém em qualquer profissão né? haha Mas nada de pensar que pra ter sucesso no mercado da moda tem que nascer em berço de ouro ou ter um parente do meio. Afinal, de que adianta o contato se o talento não está lá? O caminho pode ser mais longo, mas se a pessoa for dedicada, tiver metas e vontade de trabalhar, não tem quem segure!
  7. Como conseguir um estágio na área? Existem sites especializados (tipo o Carreira Fashion) onde voce anuncia seu currículo e vai recebendo as propostas direcionadas para as suas habilidades – já soube por uma amiga que funciona direitinho. Mas também é importante ficar de olho no quadro de avisos da faculdade, manter um bom relacionamento com seus professores (eles conhecem muita gente!) e ser um pouquinho cara de pau, enviando seu material para as marcas onde voce gostaria de trabalhar.
  8. Estudar moda fora do Brasil vale a pena? É uma ótima maneira de incrementar seu currículo, conhecer gente, saber como funciona o mercado internacional e expandir os conhecimentos. Mas tem que levar a sério, já que é , na maioria das vezes, um alto investimento. Pesquise direitinho o curso antes de gastar o seu $$$! IED, Instituro Marangoni, FIT e Parson’s são boas opções de faculdades internacionais super bem reconhecidas por aqui!

No meu terceiro ano no colégio, abriu lá na Faculdade Boa Viagem o curso de Design de Moda. Foi super sorte porque desde pequena eu soube que queria trabalhar com isso, então nem pensei duas vezes na hora de me inscrever no vestibular. Foram 3 anos e meio de muitas aulas, projetos e muitos amigos queridos com quem convivo até hoje! Mari Pahl, Ander, Nat e Pri (estilistas da Noz), Lorena (estilista da Lore) foram todos meus colegas de faculdade…

Fiz parte da segunda turma do curso, mas até hoje tenho muito contato com a faculdade, que sempre apoia ao máximo os projetos dos alunos e ex alunos, promovendo até eventos onde os novos estilistas tem a oportunidade de expor e vender suas criações!

Atualmente a FBV conta com a graduação normal em Design de Moda, um MBA em moda e lançará em breve uma pós graduação em parceria com o Instituto Europeo di Design, bapho né? Vale a pena conhecer!

Baseada na experiencia que eu adquiri até hoje, formulei mais algumas diquinhas que acho importantes pra complementar esse post:

  • TENHA PACIENCIA! Não adianta querer se formar e virar o Alexandre Hercovitch ou a Anna Wintour da cidade fia! haha No começo, separar convites, buscar papel e amarrar os sapatos das modelos podem estar entre as suas principais funções…seja o melhor em cada uma delas e não tenha vergonha de ser assistente!  No primeiro período da faculdade, enchi tanto o saco do meu tio ,dono de uma loja no Shopping  Recife, que ele conseguiu um mini estágio pra mim no extinto Recife Fashion (3), na época o terceiro maior evento de moda do Brasil. Uma das minhas primeiras tarefas era colar adesivos nas credenciais, acreditam? haha Terminei tudo tão rápido, que minha “chefe” me encaminhou pro departamento de moda e eu fui promovida! Passei então a cuidar dos camarins (5), vestir modelos em prova de roupa, empurrar araras lotadas pra lá e pra cá…tudo isso das 10 da manhã as 10 da noite! haha E adivinha? Eu adorei cada minuto!
  • FAÇA AMIGOS E PARCEIROS! Como eu comentei naquele post com dicas de divulgação para novos estilistas, ter um grupinho amigo e interessado em trabalhar (4) é tudo de bom! Juntos, voce podem produzir um monte de material legal pra rechear seus portfólios e divulgar o trabalho de cada um. Um ajuda e indica o outro e todo mundo cresce junto…
  • NÃO TENHA MEDO DE TRABALHO! Se jogue nas oportunidades que voce tem ,mesmo que o trabalho não seja remunerado, de o máximo de si e se destaque! Esse é o momento de conhecer pessoas que já trabalham no meio e chamar atenção, voce nunca sabe quem pode te indicar pra um trabalho super legal…faça as pessoas lembrarem do seu nome.
  • ABRA A CABEÇA! Seu objetivo é ser estilista, ok. Mas se voce está no primeiro período da faculdade e sem muita coisa ocupando o seu dia, que tal se matricular em vários cursinhos extra pra ganhar ainda mais experiencia e abrir sua cabeça pra outras áreas? No começo da faculdade eu queria fazer um curso de corte, costura e modelagem (1) e fui atrás de companhia. Minha amiga Priscilla não queria de jeito nenhum, mas eu acabei a convencendo. O resultado? Foram 3 meses de tortura chinesa pra mim (que faltava e dormia horrores nas aulas!) e a descoberta de um novo mundo pra ela, que virou modelista profissional e hoje tem a Noz em parceria com Natália, outra amiga da faculdade que é estilista!
  • INFORMAÇÃO É TUDO! Busque inspiração além de revistas e blogs especializados em moda! Não deixe de assistir filmes (antigos, clássico e blockbusters!), ver novelas e ler livros de outros assuntos. Tudo pode se transformar em tema para o seu próximo projeto…

E o mais importante: Se torne indispensável em qualquer estágio/emprego que voce consiga! Sempre faça além do que te pedem e se dedique de verdade. Desse jeito, o seu chefe não vai querer te perder de vista nunca! haha

Caio Braz entrevista Style Team Maria Bonita from Caio Braz on Vimeo.

E pra finalizar, uma entrevista super legal que o nosso querido Caio Braz fez com Rosa e Carol ,estilistas da Maria Bonita, especialmente pra a TV GE! No vídeo, as meninas falam um pouco sobre a carreira, dão dicas de profissão, como começaram etc. Bem interessante!

É isso meninas (os), espero ter ajudado a solucionar algumas dúvidas! Se tiverem mais perguntas, se joguem nos comentários que se eu souber responder vou complementando o post tá?

PS: Só desculpem o efeito “montanha russa” na filmagem, nosso cinegrafista carioca ainda tá aprendendo!

QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
+4
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo