k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Louca por perfumes? Veja curiosidades e lançamentos de YSL, Lancôme e Giorgio Armani!
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Louca por perfumes? Veja curiosidades e lançamentos de YSL, Lancôme e Giorgio Armani!

14/08/14 Beleza | Por Camila Coutinho

perfume-abre

Impressionante como perfume é um produto/tema que faz sucesso aqui no Brasil, né? A gente sempre fica de olho nas novidades, se encanta pelas embalagens, não sai de casa sem passar… Não é à toa que o país se tornou o consumidor NÚMERO 1 DO MUNDO desse item de beleza! Sério mesmo!

Por isso, com todo esse interesse pelo tema, aproveitamos o lançamento das novas fragrâncias de Yves Saint Laurent, Giorgio Armani e Lancôme esta semana para descobrir algumas curiosidades e diquinhas. O papo rolou com Eloisa Mello, diretora de avaliação olfativa da IFF (International Flavors & Fragrances), uma das maiores casas de perfumaria do mundo:

COMO ESCOLHER A FRAGRÂNCIA IDEAL?

perfume1

“Cada pele tem uma identidade, uma energia, às vezes a própria comida que você ingere muda o que a pele exala. O perfume reage diferente em cada pele, por isso um dos erros clássicos que acontece é sentir o perfume de alguém, gostar e ir lá comprar. Perfume é como um vestido, você tem que sentir, cai diferente em cada um”, comenta Eloisa.

A dica então é para, sempre que possível, usar o perfume por alguns dias antes de fazer a compra – bora aproveitar que quase sempre pode experimentar na loja ou descolar amostras para fazer uma compra mais acertada!

* COMO FAZER O PERFUME DURAR MAIS NA PELE?

Antes de tudo, é preciso saber o que se está comprando. “Não adianta querer que o tipo splash dure o dia inteiro. Se você quer algo que dure mais, vá para um EDT (eau de toilette), ou EDP (eau de parfum), que têm uma concentração maior de fragrância”, explica Eloisa. “Os com notas orientais/especiarias também acabam ficando mais na pele do que cítricos”.

Na aplicação, valem aqueles pontos-chave que já conhecemos e estão bem explicadinhos nessa imagem do Pinterest! E o motivo disso é química, meu bem! “Estamos falando de óleo essencial, álcool e água. Quando você esquenta esses componentes eles volatizam mais, é a mesma coisa com o corpo humano. Locais com maior irrigação sanguínea ajudam nisso.

perfume-locais

E ah! Nada de querer tomar banho de perfume, viu? “A gente faz muitos testes antes de colocar uma fragrância no mercado, então o perfume já tem a quantidade de ingredientes necessários para que tenha uma boa duração. Aumentar a quantidade pode acabar é tendo um efeito de impacto indesejado”, comenta.

* ASSIM COMO NA MODA, HÁ UMA TENDÊNCIA EM FRAGRÂNCIAS?

“Há várias tendências ao mesmo tempo. Hoje em dia as notas orientais estão sendo muito usadas. É quando tem mais notas especiadas, amadeiradas, traz uma sensualidade um pouquinho mais atrevida”, indica. “Quando você vai com frutas, é uma sensualidade mais divertida. Isso não quer dizer que os mais frescos estão fora, as pessoas sempre gostam, mas a gente vê uma zona de convergência, digamos assim, no Brasil, Europa, EUA, dessa mistura da flor com o oriental”.

* SOBRE A PROFISSÃO DE PERFUMISTA:

perfume2

Apesar dos perfumes serem algo tão comum no nosso dia a dia, pouco se sabe sobre sua criação. Para se tornar perfumista, resumidamente o caminho mais comum é entrar em uma casa de fragrâncias – e só há cerca de 4 grandes no mundo (como a IFF e Givaudan), então imagina a concorrência!

Para formar um bom perfumista leva-se cerca de 8 anos. São pelo menos 2 anos só de estudos básicos, matéria-prima, pequenas composições. Depois disso a pessoa começa a passar por diversas cidades do mundo, Nova York, Grasse, na França, por exemplo. Eu diria que em 8 anos você se torna um perfumista júnior”, diz Eloisa, que se formou em química antes de ingressar no mundo da perfumaria, mas não acha essa graduação indispensável. “Não diria que procuro um químico, ou um farmacêutico, procuro pessoas com sensibilidade, amor à profissão. É uma coisa que você tem que sempre praticar, investigar e tudo mais”, explica.

E o desenvolvimento de uma fragrância, inclusive, vai muito além do glamour que se imagina. “A gente brinca que a fragrância nunca está pronta, você sempre pode melhorar. Hoje em dia tem cada vez mais lançamentos, o que diminui nosso tempo de criação. Um bom produto, como no caso de La vie est Belle, leva 3 anos de pesquisas. Para um perfume ser bem feito, precisa de tempo para crescer e amadurecer a ideia, no mínimo 6 meses”, entrega.

“O processo é mais ou menos assim: chega um briefing na casa de perfumaria, a gente passa para toda a rede de perfumistas, que são vários, e ai começa um ping pong, manda para o cliente, volta, retrabalho, tem que melhorar tal nota, etc, até chegar ao momento final da submissão, que pode ser um teste no mercado, que vai dizer qual o melhor perfume, ou a gente acredita no feeling”, explica. Curioso pensar que por trás do nosso cheirinho e todo dia tem todo esse processo, né? E isso é só uma parte dele, fora a colheita dos componentes, distribuição e tudo mais…

lancamentos-perfumes

A YSL traz em setembro seu Manifesto L’Eclat, pensado como um perfume de “feminilidade ousada”. É composto por jasmin, frésias, chá verde, brotos de groselha e essência de bergamota, exaltados pela essência Neroli, e com o toque do vapor das flores de laranjeira. Já a Lancôme apresentou a versão L’eau de Toilette de seu hit La Vie est Belle, que entra na categoria gourmand com um mix de magnólia, íris e ingredientes que traduzem o cheio de algodão doce.

Para os homens, chegam em outubro o L’Homme Sport, de YSL, uma reinterpretação das notas frescas e amadeiradas de L’Homme com um toque de tangerina, e o Armani Code Ice, que com notas orientais amadeiradas misturadas com fava tonka, tabaco louro e madeira de guaiaco deve agradar também mulheres que preferem perfumes masculinos!

  • Gostaram de saber mais sobre perfumaria? E curtiram os lançamentos? Contem nos comentários!
QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo