k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Carnaval: Guia de Bloquinhos GE, em Recife, Olinda, SP, Rio, Salvador e BH
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Carnaval: Guia de Bloquinhos GE, em Recife, Olinda, SP, Rio, Salvador e BH

23/02/19 Lifestyle | Por Equipe GE
2I9B7230-2
Crédito: Francio de Holanda/Acadêmicos do Baixo Augusta

O Carnaval nem começou, e a maratona de bloquinhos de rua já está espalhando glitter pelas ladeiras Brasil afora. Pra você já acertar sua agendinha da folia sem susto, convidamos quatro "embaixadoras GE do Carnaval de Rua", pra te dar a lista certa de bloquinhos imperdíveis, em São Paulo, Rio,Salvador e BH. São elas: Alessandra Negrini, Mariana Ximenes, Marina Morena e Lu Ferreira.

Elas se juntam a Cami Coutinho que, neste ano, vai listar os melhores blocos de Recife e Olinda, pra você espalhar sua purpurina por aí. Então, anota aí:

 

São Paulo, por Alessandra Negrini,
rainha do Acadêmicos do Baixo Augusta

1) Acadêmicos do Baixo Augusta, 24/2 (domingo, às 14h)
Neste ano, a gente comemora os dez anos do meu bloquinho de coração! E muita coisa vai acontecer: shows, inauguração de grafitti em prédio no centro, bailarinos e ainda muito rock'n'roll, acredite se quiser!

Onde: concentração entre as Avenidas Paulista x Consolação

2) Confraria do Pasmado, 24/2 (sábado), às 10h
Sabe quando passa a bateria da escola de samba? Aquela força, aquela emoção que começa a te tomar e você não sabe se tá vindo de fora ou do seu coração? Imagina isso na rua e você lá no meio? São mais de 80 ritmistas!
Onde: concentração na Rua dos Pinheiros, 100

3) Tarado Ni Você, 2/3 (sábado), às 11h
Música da melhor qualidade! O bloco é tarado no Caetano Veloso e toca tudo dele. Imagina a brisa?! Tem axé e reggae também!
Onde: concentração entre as Avenidas Ipiranga x São João
FRA_8162-2
Crédito: Francio de Holanda/Acadêmicos do Baixo Augusta
IMG_9913-2
Crédito: Francio de Holanda/Acadêmicos do Baixo Augusta

4) Bloco Forrózin, 4/3 (segunda-feira), às 11h
Fundado pela cantora Mariana Aydar,

como o nome já diz, no Forrozinho dá até pra dançar juntinho!

Onde: Avenida Ipiranga (República)

5) Bloco Pagú, 5/3 (terça-feira), às 14h
Bloco fundado por mulheres e com a bateria composta só por mulheres! Quanto #GirlPower! Homens respeitosos e educados também são bem vindos!
Onde: Praça da República

Rio de Janeiro, por Mariana Ximenes,
musa do camarote UP na Sapucaí

mariana ximenes1

1) Cordão do Boitatá
Ele acontece na Praça XV, existe há mais de 20 anos e é bem tradicional no carnaval carioca. É uma festança linda, com muita criança também. Neste ano, porém, eles não tiverem nenhum patrocínio, e as pessoas se uniram para levá-lo à rua, com toda a sua alegria. Tem, inclusive, uma campanha de crowfunding no benfeitoria (benfeitoria.com/boitata2019) para quem quiser contribuir. Falta pouco para arrecadar o que eles precisam pra sair neste Carnaval

2) Carnageralda, 23/2 (sábado), das 18h às 6h
É um bloco maravilhoso, animadíssimo, com músicas brasileiras remixadas numa vibe eletrônica. E que tem sempre uma turma linda.
Onde: R. Gen. Luís Mendes de Morais, 210, Santo Cristo

3) Bloco da Preta, 24/2 (domingo), das 10h às 14h
Bloco da minha amiga Preta Gil, que é um furacão e levanta a multidão com a sua animação. Acontece no centro, Preta ARRASA!
Onde: Primeiro de Março, Centro

4) Empolga às 9, 24/2 (domingo), às 14h e 2/3 (segunda), às 9h

É muito eclético, que vai do samba a frevo, com uma pegada da MPB. Você escuta canções de Jorge Benjor, Titãs e tantos artistas incríveis! Tem música para todos os gostos com essa roupagem do Carnaval.
Onde: dia 24/2, Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9. Dia 02/3, Av. Atlântica, 4.098, Copacabana

5) Cordão do Bola Preta, 2/3 (sábado), às 7h
Tradicionalíssimo no Rio, é um bloco muito famoso e que já faz parte da agenda dos cariocas. Eles comandam uma multidão e não perdem o entusiasmo. Leandra Leal, minha amiga, é a porta-estandarte.
Onde: Av. Presidente Antonio Carlos em Frente ao Menezes Cortes, Centro

6) Bloco da Favorita, 2/3 (sábado), das 15h às 19h
Tradicional já no Rio, é da minha amiga Carol Sampaio. E sempre tem atrações incríveis cantando no trio, animando o público pelo seu cortejo. É uma megafesta nas ruas do Rio.
Onde: Caminho Niemeyer (R. Jornalista Rogério Coelho Neto, Niterói)

7) Minha Luz é LED, 2/3 (sábado), das 16h às 4h
Eles têm uma pegada mais eletrônica, muito atual, mas ainda assim bem carnavalesca. Ele acontece de noite.  Adoro as fantasias dos foliões, que vão com luzes de LED e iluminam todo o espaço.
Onde: HUB RJ, Av. Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo (R$ 25)

8) Sargento Pimenta, 4/3 (segunda-feira), das 8h às 14h
É um bloco que eu adoro. Frequento há anos, mas agora vou mais feliz, porque estou namorando um dos fundadores do bloco. Vou fantasiada, consigo me divertir na multidão. A banda toca canções dos Beatles em ritmo de carnaval. É maravilhoso, tem que estar na agenda de carnaval de quem passa pelo Rio de Janeiro. Anotem!
Onde: Aterro do Flamengo, no Monumento aos Pracinhas

9) Bloco Pra iaiá, 5/3 (terça-feira), das 16h às 4h
É um bloco muito legal, com uma ideia que amo: só músicas dos Los Hermanos. Quem é fã da banda, não pode deixar de ter na agenda esse bloco. Adoro a banda desde o tempo em que encarnei a Ana Julia no clipe da música deles. Quem aí se lembra disso?Onde: HUB RJ, Av. Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo, R$ 20

10) Bloco da Poderosa, 9/3 (sábado), das 7h às 13h
Quem é fã da Anitta não pode deixar de ir nesse, porque ela canta todos os seus sucessos, leva sempre convidados legais no trio, e é muito animado do início ao fim. Você canta e dança o tempo todo.
Onde: Av. Presidente Antônio Carlos, em frente ao terminal Corte de Menezes, Centro

11) Mulheres de Chico, 9/3 (sábado), às 16h
É um bloco muito legal, com uma ideia ótima: tocar músicas de Chico Buarque.
Onde: Costão do Leme, Leme

12) Monobloco, 10/3 (domingo), às 8h
Bloco tradicional que existe desde 2000 e toca além de samba, marchinha, coco, funk, xote, ciranda... Quem comanda é o Pedro Luis. Adoro!
Onde: Rua Primeiro de Março, Centro

Salvador, por Marina Morena,
apaixonada pelo carnaval baiano

marinamorena

1)Furdunçu, 28/2 (quinta-feira), às 15h
Pra abrir o Carnaval com chave de ouro, vale a pena ir pra rua, seguir o BaianaSystem e seu navio pirata, que navega no mar de gente do Circuito Orlando Tapajós. O Furdunço foi lançado pela Prefeitura em 2014, com a proposta de valorizar as manifestações culturais no chão, resgatando antigos carnavais.
Onde: concentração no Clube Espanhol, com desfileaté o Farol da Barra.

2) Bloco das Poderosas, 1º/3 (sexta-feira), a partir das 15h30
Anitta tem puxado o trio elétrico sem corda lindamente. Este será seu quarto ano em Salvador.
Onde: Circuito Dodô (Barra-Ondina).

3) Trio Major Lazer + ÀTTØØXXÁ + Tropikillaz, 2/3 (sábado)
Os gringos do Major Lazer (que participam das músicas "Sua Cara" e "Então Vai", da Pabllo). e os baianos do Tropkillaz (da parceria com Anitta em "Vai Malandra" e "Bola, Rebola"),  e ÀTTØØXXÁ vão puxar um trio sem cordas no carnaval de Salvador deste ano. Tirando o ÀTTØØXXÁ, que estreou no carnaval de Salvador no ano passado, os outros dois grupos vão estrear no comando de um trio.
Onde: Circuito Dodô (Barra-Ondina).

4) Filhos De Gandhy, 3/3 (domingo), 4/3 (segunda) e 5/3 (terça)
O legal é ver a concentração dos mais de 6 mil filhos de Gandhy, que neste ano comemoram 70 anos de existência. Como apenas homens podem desfilar, as mulheres conseguem participar da concentração e sentir o cheiro de alfazema.
Onde: Pelourinho

5) Ilê Aye, 2/3 (sábado), às 22h
A tradicional saída do bloco Ilê Aiyê acontece do Terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu. Por volta das 22h, como manda a tradição, uma cerimônia religiosa em reverência aos orixás e de abertura de caminhos dá início à passagem do bloco pelas ruas da Liberdade, cheio de cores, movimentos e letras que exaltam o orgulho de ser negro até o Circuito Osmar (Campo Grande).
Onde: Curuzu.

BH, por Lu Ferreira (Chata de Galocha),
a louca do bloquinho

Ainda é novidade para os mineiros essa história de festa de Carnaval por aqui... Há uns 7 anos, estávamos acostumados a ter a cidade deserta e todo mundo viajar pro interior ou para outros Estados. Nos primeiros anos, os blocos eram pequenos, mas pra 2019 são esperados quase 600 blocos de rua durante a festa! Tem blocos de todos os tipos, dos que arrastam milhares de pessoas aos que são secretos e por isso mesmo, menores. Ah: aqui em BH a gente se monta REAL pro Carnaval, viu? As fantasias são muito legais, vale se preparar! E como os blocos costumam divulgar local de concentração e horário mais perto do carnaval, então vale checar a página do Facebook antes de sair de casa.

1) Então Brilha, 2/3 (sábado), às 5h
Um dos blocos mais conhecidos do carnaval de BH, com um mote que eu amo: Gente é pra brilhar! As fantasias costumam seguir as cores do bloco, rosa e dourado, além, óbvio, de muito glitter. Esse bloco é um dos maiores, em 2018 foram 100 mil pessoas!
Onde: Rua Curitiba, esquina com Avenida do Contorno

2) Pena de Pavão de Krishna, 3/3 (domingo), às 6h
Quem sai em blocos no domingo à tarde, sempre encontra com uma galera pintada de azul - é quem animou a ir atrás do PPK, um bloco que sai de regiões fora do circuito e que tem fama de ser um dos mais incríveis da cidade.
Onde: Rua Dona Lala Fernandes, 866

3) Bloco do Batiza, 3/3 (domingo), às 8h à tarde
O Batiza sai no bairro Floresta e é demais! Não é enorme, apesar de ter ganhado mais público nos últimos anos. O lema é "O amor é a prece que eu conheço" e o clima é uma delícia!
Onde: Rua Aquiles Lobo com Itambé.

chata de galocha

4) Garotas Solteiras, 4/2 (segunda), às 14h
Eu AMO que esse bloco só toca músicas das divas pop! O nome é em homenagem ao hino “Single Ladies”, da rainha Beyoncé. Na página do Facebook, eles já pedem: "Solte a diva que mora em você!". Divas do pop + carnaval, como não ser incrível?
Onde: a definir

Recife e Olinda, por Camila Coutinho, euzinha

1) Bloco eu acho é pouco, 2/3 (sábado), às 17h
Um dos blocos mais tradicionais e famosos de Olinda, ele desde as ladeiras de Olinda, com todo mundo usando vermelho e dourado!
Onde: Alto da Sé, Olinda.

2) Bloco d’Breck, 3/3 (domingo) e 5/3 (terça-feira)
O D’Breck pega as músicas que estão bombando e toca em ritmo de Carnaval, com sua orquestra. Eles arrastam a galera tocando todos os ritmos, por Olinda.
Onde: Rua do Bonfim.

3) Carvalheira na Ladeira, de 1º/3 a 5/3
A festa mais bombada de Olinda! As maiores atrações do País (pense em Anitta, Simone e Simaria, Alok, Alceu Valença...), juntos numa mesma arena, com uma superprodução.
Onde: a arena fica próximo do Espaço Ciência, em Olinda.

4) Apoteose dos bonecos gigantes, 4/3, às 9h (em Olinda) e 5/3 (em Recife), às 17h
Os famosos bonecos gigantes desfilam em dois lugares: em Recife, no Recife Antigo; e em Olinda, nas ladeiras. Quem quer ver os mais famosos pode seguir o bloco no Recife Antigo, onde as maiores personalidades da atualidade desfilam.
Onde: 4/3, no Alto da Sé, em Olinda. No dia 5/3, Praça do Arsenal, em Recife.

5) Show no marco zero, todos os dias do Carnaval
A programação gratuita do Recife Antigo traz sempre grandes atrações no palco principal do Marco Zero, tudo focado em agradar todos os gostos! Tem o dia de samba, o dia de frevo, o dia alternativo... Todos os dias tem show, só escolher o seu e marcar na agenda!
Onde: no Marco Zero, oras!

6) Odara odesce, 2/3 (sábado) e 4/3 (segunda-feira), das 14h à 0h.
A edição da Odara Odesce durante o Carnaval é talvez a mais animada e tradicional! Com muita MPB e pop, a festa abraça todos os públicos!
Onde: Catamaran, Recife

WhatsApp Image 2019-02-23 at 01.28.19
WhatsApp Image 2019-02-23 at 01.28.07

Depois conta pra gente qual desses blocos que você escolheu? Ou melhor tira uma foto nele e marca o @garotasestupidas? Queremos ver como foi seu Carnaval. E viva o glitter!

QUEM ESCREVE
Equipe GE
| Team GE
COMPARTILHAR
GOSTOU?
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo