k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
Caçadoras de tendências!
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

Caçadoras de tendências!

16/04/10 Compras | Por Camila Coutinho

wgsn1

Desde que rolou aquela matéria super legal sobre blogs brasileiros no WGSN, venho mantendo contato com a equipe de lá, muito gente boa por sinal! Ontem, decidi mandar um email pra Dani Szwarc ,uma das account managers do escritório brasileiro, pedindo alguns guias de viagem pra NY (o site tem milhões de dicas compiladas por bairro!) e acabei descobrindo que ela está passando uma temporada na sede nova-iorquina! Cara de wood como sempre, perguntei se não podia fazer uma visitinha por lá pra registrar o ambiente de trabalho e conversar um pouco sobre esse tipo de carreira fashion, bem procurada atualmente!

Pra começar, vou explicar melhor como funciona o WGSN: É basicamente um portal totalmente voltado pra pesquisas de tendências que incluem ,além de vestuário, matérias sobre beleza, comportamento, mercado, arquitetura, consumo e tudo que puder ser antecipado! hehe É o máximo! Marcas como Forever 21, H&M, Walmart, Arezzo, Daslu e Mixed – e mais um monte de vários segmentos diferentes – compram a assinatura do site pra manter seu departamento de criação bem informado e colocar no mercado produtos super atuais.

Mas quem fica responsável por todo esse trabalho de ir pra rua pesquisar, frequentar lançamentos, ler mil revistas, assistir outros mil filmes e prever o que vamos querer usar daqui a 3,4 temporadas?! São profissionais chamados Cool ou Trend Hunters! Já ouviu falar?

WGSN2

Conversando com a própria Dani, descobri que tem bastante gente interessada na profissão no momento, mas sem o preparo necessário. Diferente do que muitos pensam, o trabalho não se resume registrar looks e vitrines estilosas nas ruas! hehe Tem que estudar as pessoas e o mercado constantemente pra consegur enxergar lá na frente e antecipar as “vontadesde consumo de maneira precisa… afinal esse tipo de informação custa caro e ninguém tem tempo a perder né?

  • Aproveitando a visita, perguntei quais são as diferentes funções que existem dentro do WGSN. Aqui vão alguns exemplos:
  1. CONTENT (pesquisa): São geralmente jornalistas, antropólogos, sociólogos ou designers que cuidam de toda parte de pesquisa em vários segmentos: masculino, feminino, kids, surfwear, jovem, jeans, acessórios e por aí vai! Como o WGSN tem várias sedes, existem algumas equipes de content distribuídas pelo mundo! hehe
  2. SALES (humm…vendas?! hehe): Equipe responsável por “vender o site” pra clientes around the world. As assinaturas são anuais e bem exclusivas, as marcas recebem senhas limitadas e que não podem ser acessadas de qualquer computador.
  3. ACCOUNT MANAGER (cuida dos clientes): Depois que a conta é fechada, cabe ao account manager fidelizar o cliente e mantê-lo sempre atualizado, oferecendo pesquisas separadas por segmento e dando treinamentos pros funcionários que vão utilizar o site pra pesquisa.
  4. MKT E PR (marketing e relações públicas): Cuidam de todos os eventos especiais, seminários e parcerias que envolvem o site. No escritório do Brasil ,por exemplo, esse departamento está ahazando e até dando idéias pra a equipe americana! O twitter daqui (@wgsnbr) foi criado primeiro que o gringo, acreditam?

PS: Ops!! Erro de português detectado na montagem! Não é “sessão” e sim “seção”! hahaha Desculpa gente, é que escrevi de madrugada! Brigada meninas! :D

  • Ficou interessada? CLICA abaixo pra ver algumas sugestões de cursos bacanas de Cool Hunting….

  •  DOMUS ACADEMY (Milão) – Future Concept Lab
  • IED (São Paulo) – Cool Hunting
  • ESPM -CIC (São Paulo) – Antropologia voltada pro consumo.
QUEM ESCREVE
Camila Coutinho
| Team GE
Fundadora do @garotasestupidas, @iconoclastsbr e autora do #ESTUPIDAEU
COMPARTILHAR
GOSTOU?
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo