k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
BBB21: Você sabe o que é violência psicológica e o que ela causa?
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
+1
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

BBB21: Você sabe o que é violência psicológica e o que ela causa?

09/02/21 #GEnaResenha | Por Nelize Dezzen

O BBB21 continua sendo um dos assuntos mais comentados nessa internet. A edição está incomodando e adoecendo tanto os participantes do jogo quanto os espectadores. E isso fica fácil de observar a cada comentário de posts sobre a casa mais vigiada do país. São muitas pessoas relatando sofrimento ao assistir. Quem aqui já sentiu ansiedade após assistir ao programa? E também, quando observamos famílias e os próprios participantes torcendo para serem eliminados, como foi o caso da mãe de Arcrebiano.

Esse estresse pode ser causado pelo clima tenso e ataques de violência psicológica que alguns concorrentes, como Lucas, Juliette, Carla e Bil, sofreram. Para entender melhor esse tipo de abuso, que não deixa marcas visíveis no corpo, mas fere a alma, convidamos a psicóloga Cris Linnares (@crislinnaresoficial) para uma conversa.

Cris apontou que agressão emocional engloba tudo que pode causar dor ou sequela emocional em uma pessoa, independente de gênero. Atitudes como gritar, perseguir, xingar, oprimir, ameaçar, excluir, constranger ou qualquer outra situação que coloque alguém em posição intimidatoria pode ser caracterizado assim.

E, embora diferente da violência física, que deixa marcas visíveis no corpo, esse tipo de abuso também pode, sim, também acabar de manifestando fisicamente. A vítima desenvolve estresse, o que aumenta a produção de cortisol e, assim, diminui a proteção e imunidade do corpo. Entre os problemas mais comuns, a pessoa pode vir a ter doenças como gastrite, úlcera, cólica, diarreia, enxaqueca, taquicardia e até asma.

O lado bom é que a Lei Maria da Penha entende a violência psicológica como crime. Então, se você está passando por isso ou conhece alguém nessa situação, denuncie.

O que você acha de tudo isso?

QUEM ESCREVE
Nelize Dezzen
| Team GE
COMPARTILHAR
GOSTOU?
+1
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo