k
OPS... USE SEU CELULAR NA VERTICAL PARA UMA MELHOR NAVEGAÇÃO
FECHAR x
Você está lendo:
5 sinais de que você está vivendo um relacionamento abusivo
m
MENU
s
BUSCA
GOSTOU?
+2
COMPARTILHAR
VER COMENTÁRIOS / COMENTAR
m
MENU

5 sinais de que você está vivendo um relacionamento abusivo

26/01/21 Editorial | Por Nelize Dezzen

Você sabe identificar quando está em uma relação abusiva? Conversamos com a psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica e feminista Manuela Xavier sobre o assunto e ela revelou 5 sinais que todas mulheres precisam ficar atentas durante um relacionamento.

“Antes de chegar na explosão da violência física, existem também as violências simbólicas, psicológicas, verbais, sexuais, patrimoniais”, contou Manuela. Preparada para ver a lista? Confira:

1º Se você escuta frases como “A minha ex era louca”, “eu nunca amei ninguém como eu amo você”, e, “por você, eu vou mudar”, a psicanalista pediu para que você fique atenta. “O homem te coloca em um pedestal, para depois te tirar de lá”, explicou.

2º Ele te isola? Muitas vezes apoiado no discurso de que te ama muito, o homem vai te afastando de amigos e família. Para reforçar a importância desse isolamento e justificar a atitude, ele diz frases como “as pessoas têm inveja do que temos”, “seus pais não gostam de mim”, etc. Se você está se sentindo isolada, preste bastante atenção.

3º Repense na relação caso ele tenha ciúmes e controles em excessos. Por exemplo, ele reclama das fotos que você posta nas redes sociais? Para ele, todos os seus comportamentos são como uma ameaça a relação dos dois?

4º Observe como você se sente nessa relação. Você se sente angustiada, sobrecarregada, cobrada e/ou culpada todo o tempo? Esse é um sinal que você está vivendo uma relação abusiva.

5º O quanto a sua auto estima está dependente desse homem? Após um tempo no relacionamento abusivo, você começa a acreditar que é seu parceiro que te dirá se você é boa ou não é, se você merece algo ou não, e assim por diante.

Identificou esses sinais no seu relacionamento   ou conhece alguma mulher que esteja vivendo isso? Denuncie! Ligue 180. O canal, que funciona 24h, registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. As denúncias podem ser anônimas.

QUEM ESCREVE
Nelize Dezzen
| Team GE
COMPARTILHAR
GOSTOU?
+2
COMENTÁRIOS
ESCOLHA SUA PLATAFORMA DE COMENTÁRIOS FAVORITA
>
PRÓXIMA HISTÓRIA
<
HISTÓRIA ANTERIOR
j
Voltar ao Topo