Manual de divulgação para novas estilistas!

01 set 2010
- Por Camila Coutinho
Comente Aqui
01
set
Manual de divulgação para novas estilistas!
01 set 2010 - Por Camila Coutinho

Faz um tempo que eu já estava com essa idéia de post anotada no caderninho, mas ,só depois de participar do Pense Moda com Arlindo Grund lá no Senac PE, resolvi sentar pra escrever direitinho! O motivo? Muitas novas estilistas na platéia que ,após o término do bate papo, vieram conversar comigo sobre a carreira de estilista e como é difícil começar…

Quando eu comecei a faculdade de moda queria fazer criação. Cheguei a ter uma marca de acessórios, bolar e produzir várias roupas pra mim e trabalhei mais de 1 ano em uma grande confecção. Depois pedi demissão de lá pra me dedicar inegralmente ao blog e o resultado vocês já conhecem né? haha Tô por aqui! Mas tenho várias amigonas que viraram estilistas incríveis e hoje tem marcas próprias de sucesso, como a Noz e a Lore.

Esse mini manual reúne algumas dicas que eu aprendi ao conviver com os dois mundos: da criação e da mídia digital! É só pra mostrar pra vocês ,novas criadoras, que ,mesmo sem dindin ($$$pra investir em divulgação no começo, dá sim pra fazer a sua marca conhecida com a ajuda de uma amiguinha conhecida: a internet!

FOTOS DE QUALIDADE – Nem pense em apresentar o seu maravilhoso produto com fotos tiradas em cima da sua cama desarrumada! Hahaha Também não precisa ter uma top model no casting ou um estúdio fotográfico pra produzir um catálogo ou lookbook informal. Se você gastou toda sua grana em tecidos e modelagens, use a criatividade que tem de sobra pra bolar fotos diferentes! Aproveite a luz natural em um parque bonito, por exemplo, ou experimente convidar aquela sua amiga “itgirl” pra ser a modelo…

EQUIPE DE AMIGOS – Se você está cursando moda em uma faculdade, provavelmente tem colegas de turma interessados no assunto né? Então, comece a observar os outros alunos como possíveis parceiros e futuros profissionais. A maioria também está começando e precisa de material pra compor um portfólio legal. Reúna um candidato a fotógrafo, um futuro stylist, outro com talento pra produtor, uma aspirante a modelo (bonita, por favor!) e produza algumas fotos pra a sua marca! O material vai servir pra divulgar tanto as suas peças quanto o trabalho dos amigues…

RELEASE – “Release? O que é isso mesmo?” hehe É o material enviando pelas assessorias para a imprensa com a intenção de informar e conseguir divulgação sobre determinada marca, produto, serviço, lançamento de coleção etc. Você pode começar fazendo o seu próprio release utilizando essas dicas:

  • Um bom release deve incluir: Um breve histórico da marca, detalhes do produto (material, conceito e preço), onde encontrar e um contato seu  caso a pessoa tenha dúvidas ou precise de mais alguma informação. Ah! Também tem que colocar o endereço do blog e do twitter…já criou né?
  • Fotos bacanas em tamanho médio (pequeno a qualidade fica ruim e muito grande demora a abrir). Lembre de nomear a foto com nome e preço do modelo pra facilitar. Exemplo: “VestidoXadrezR$59,90”
  • Textos rápidos e objetivos são essenciais, editores e blogueiros geralmente recebem dezenas de releases diariamente, então, se o seu for longo ou enrolar muito, provavelmente será deletado rapidamente.

 “O que me chama atenção é a criatividade, sem dúvida! Não agüento mais receber email de me pedindo pra divulgar coisas que dá pra encontrar em qualquer feirinha. Principalmente quando a produção é pequena, tem que ter uma boa qualidade e acabamento! Gosto de incentivar e divulgar idéias novas.”comentou Carla Lemos do site Modices.

BLOG DA MARCA – Quando se começa uma marca não rola muito dindin pra produzir muita coisa além das próprias roupas/acessórios né? Site oficial então, nem pensar! Haha Mas quem disse que isso é motivo pra abrir mão de ter seu espacinho na internet? Crie um blog (é de graça!) em plataformas populares (blogspot.com ou wordpress.com são boas pedidas) e poste lá os seus produtos com as devidas informações de material e o preço, além dos seus contatos, claro!

O endereço vai  servir de portfólio online pra todos que quiserem conhecer o seu trabalho. Imagina que algum veículo online quer incluir ou linkar sua marca em alguma matéria? Sem  um blog ou Flickr não tem como né? O poder da mídia “boca a boca” também não deve ser menosprezado, afinal, quantas vezes você já ouviu de uma amiga (ou recebeu um email/twittada/scrap) a seguinte frase: “Menina entra nesse blog, olha que coisas lindas e baratas!”.

“Lançamos o e-commerce da marca antes da loja física e focamos desde o começo na divulgação em blogs e mídias sociais, já que as pessoas que compram online costumam estar sempre se atualizando através desses meios.” – contou Karen da Joulik.

TWITTER DA MARCA – Assim como o blog, também é outra ferramenta importante pra se comunicar diretamente com as clientes e outros contatos legais. Como a interação é muito grande, é um ótimo canal pra pedir opinião sobre certas peças, dividir curiosidades da marca, realizar sorteios e divulgar eventos, lançamentos e promoções.

FAZENDO CONTATO COM BLOGS – Se você está lendo esse texto no GE, provavelmente já conhece o poder que os blogs possuem atualmente né? Um post positivo ou negativo pode bombar ou atrapalhar bastante as vendas de um produto. Portanto, tenha certeza que as suas peças estão “no ponto” antes de fazer o primeiro contato com alguma blogueira (o) pra tentar divulgação.

Uma vez que tudo passou pelo seu controle de qualidade, selecione alguns blogs que você realmente curta e que combinam com o seu público alvo – uma boa dica pra confirmar as suas suspeitas “marketeiras” é perguntar pra as suas cliente ou amigas que blog elas lêem.  Prefira qualidade a quantidade, todo mundo gosta de exclusividade e ninguém curte muito postar notícia repetida sabe?

“A mídia espontânea é incrível! De repente chegavam pencas de pedidos online  e emails, e a gente ainda nem tinha percebido que a JouliK tinha saído em algum site ou blog!”Karen da marca Joulik.

ENVIANDO BRINDES E SAMPLES –  Esse pode ser o segundo passo no seu relacionamento com as bloggers. Não é uma obrigação, mas pode ser interessante pra que a pessoa conheça de perto o seu produto e se sinta mais a vontade pra indicar, já que o blog é ,na maioria das vezes, um veículo mais pessoal.

Mas entenda que a abordagem pra isso é bem delicada. Por exemplo: nunca ofereça um produto exigindo um post em troca, a situação é considerada bem chata entre a maioria das blogueiras e pode gerar um mal estar irreversível.  Encare seu “jabá do bem” como uma gentileza que pode gerar um resultado imediato ou apenas estimular um relacionamento bacana, fazendo que sua marca seja lembrada com carinho em futuros posts, eventos e entrevistas.

“Tem que enviar o presente sem esperar nada em troca, como uma gentileza mesmo. Se o produto for bom, pode ter certeza que vou divulgar, linkar em alguma matéria e até contar para as amigas. Mas se escrever no email que quer me enviar alguma coisa pra ver  “se rende notinha” já perde pontos comigo, prefiro nem receber!”Carla Lemos do site Modices.

ESTOQUE ESPERTO – E se depois de desenvolver todo esse trabalho de divulgação e ,principalmente, conseguir que ele funcione você não estiver preparada pra atender a enxurrada de pedidos que surgiram de uma vez só? Pois é fia! Até nisso tem que ter cuidado! Hahaha Tenha consciência que internet não tem fronteiras e chega à casa de todo mundo, não esqueça de fazer um planejamento antes de começar! E se o sucesso for muito maior do que o esperado (Benza Deus! haha), peça um help das amigas e da família pa dar conta do recado…

  • PERIGO! PERIGO! PERIGO!

“QUERIDA BLOGUEIRA”Não é muito legal enviar emails coletivos pra blogueiras, não custa nada copiar e colar a mensagem apenas mudando o nome né fia? Haha Tente tratar a pessoa da maneira mais pessoal possível. Quando eu recebo um email começando com “querida blogueira” já penso assim: “Nem sabe meu nome, como tá me chamando de querida? Aff que abuso!”

“E MEU POST, SAI QUANDO?”Enviou seu release ou jabázito pra suas blogueiras escolhidas e ainda não encontrou matérias falando sobre a sua marca em todos os blogs? Relaxe e não fique cobrando post, não conheço ninguém que não ache essa atitude um saco! Até porque, todo mundo tem direito de não curtir o seu produto ou achar que ele não rende um post inteiro falando dele… E você não vai querer propaganda negativa né?

Posts Relacionados
PERFIL
Camila Coutinho
MOST WANTED

Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados
Designed and Created bt Condomínio Network
INSTAGRAM
Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados | Designed and Created bt Condomínio Network