Estilo de vida GE Roteiros
Favorito

Conhecendo Penedo – RJ!

4 minutos de leitura

Todo feriado que chega fico ansiosa para sair de Recife. Como o namorado mora longe, sempre tentamos pensar em um lugar diferente para passarmos algum tempo juntos e aproveitarmos bastante! No último feriado, decidimos ir para Penedo, uma colônia finlandesa no sul do Rio de Janeiro, um lugar muito fofo que não poderia passar em branco aqui no GE!

Sai daqui de Recife logo cedo e peguei um vôo para o Rio. De lá, fui para a Rodoviária Novo Rio e peguei um ônibus Rio x Penedo. Levei quase um dia inteiro para chegar ao destino final, entre vôos com conexões estranhas e os ônibus de um lugar para o outro (além do engarrafamento pré-feriado), mas a felicidade era tanta para passar alguns dias num lugar que parecia ser o paraíso que eu nem me importei! kkkk

Penedo é uma cidade bem pequena, daquelas que você não precisa de mais de dois dias para conhecer tudo. Me encantei logo de cara com as casinhas em estilo colonial, como se tudo ali estivesse parado no tempo. Apesar de pequeno, acho o destino super válido para quem quer desligar de tudo – até porque o serviço do celular e internet lá não é dos melhores! hehe Eu tinha reservas para a Pousada/Sítio Serenar, mas estava um tanto às cegas: não sabia onde era e tinha pouca noção do lugar (o site deles é bem fraquinho!). Pegamos um táxi no centro e subimos a serra até chegar ao hotel – e a surpresa foi incrível! Um sítio lindo, com vários chalés de tijolos aparentes e sem muito vestígio de tecnologias. Pra mim, o lugar perfeito! Amei o silêncio e a paz do lugar. Os dias por lá se passam ao som da cachoeira que fica próxima, das cigarras e até de uma coruja moradora local (relatos de um taxista contam que ela bate ponto na entrada do sítio todos os dias ao entardecer, é ver para crer), e pela primeira vez na vida vi de perto (assim, na minha janela!) um pica-pau. E não era um desenho animado! (achei pertinente acrescentar isso, afinal cidade grande não nos proporciona momentos como esse. A não ser que você queira ver um tubarão, aí Recife tá aqui pra isso. hehe)

O sítio era um tanto distante do centro, então fizemos uma caminhada (longa e debaixo de uma chuva fininha e constante!) para conhecer um pouco de Penedo. São várias as opções de bares – muitos deles inspirados nos pubs alemães! – e restaurantes. Apesar da especialidade local ser a truta, corremos para A Mineirinha, um restaurante de comida mineira (dã!) incrível (sou suspeita para falar, sangue mineiro corre nas minhas veias e, pra mim, a comida mineira é a melhor do mundo. #prontofalei). Lá você pode optar por pagar R$30 para comer à vontade (à von-ta-de!) ou se servir no quilo mesmo.

Depois do almoço, a pedida é caminhar mais um pouco e visitar uma fábrica de chocolates (lá tem várias!), que serve diferentes tipos da especiaria – com morango, damasco, castanha, nozes, meio amargo, amargo, em barra, em formato de flor. Não dá pra sair de lá sem uma das caixas de bombons para dar de presente (a que eu trouxe para casa não durou 5 minutos nas mãos dos meus irmãos, então, se possível, traga mais de uma. hehe). Nas ruas há muitas galerias também, com lojinhas de souvenirs e mais chocolates.

O clima de lá é super agradável, ventinho gostoso e fresco. Tudo bem de interior e charmoso. Quem estiver de passagem pelo Rio de Janeiro vale a pena desviar um pouco o caminho e dar uma passadinha por lá, vale em família ou a dois. Voltei de lá descansada e com a alma nova!

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.