Baixou a Amélia: Como tirar manchas de couro e camurça?

21 maio 2014
- Por Camila Coutinho
Comente Aqui
21
maio
Baixou a Amélia: Como tirar manchas de couro e camurça?
21 maio 2014 - Por Camila Coutinho

Vira e mexe rola um míni perrengue relacionado a roupas e sapatos em casa, né? Se for com alguma roupa que a gente não liga muito até nem é tanto problema assim, mas pode reparar que a caneta sempre risca a jaqueta de couro favorita, a mancha de camurça é sempre no sapato novo, a Super Bonder cola nossos dedos no dia em que estamos mais atrasadas! kkk

Confira a seguir então como se livrar desses probleminhas:


1. MANCHA DE CANETA NA JAQUETA DE COURO

couro

Uma das coisas mais irritantes do inverno é quando você pega sua jaqueta favorita para usar e aí aparece um riscadinho de caneta que você não viu na hora (ou viu e ficou com preguiça de lidar! haha). Grrr! Não é qualquer lavagem que pode ser feita na peça, mas dá pra resolver isso em casa mesmo.

Para tirar a mancha de caneta esferográfica, passe um algodão com duas gotas de álcool 70 na mancha, fazendo movimentos circulares e leves. Esfregue o mínimo possível sobre a mancha e a caneta chata vai saindo… Se a mancha for insistente, tente também essa receitinha: 1 colher de sopa de glicerina líquida com 2 colheres de sopa de álcool, aplicada também com um algodão. Outro truque, caso a tinta seja vermelha, é borrifar laquê e esfregar com pano seco.itens-jaqueta
A região com a mancha pode acabar ficando meio desidratada, mas nada que um pouco de Vaselina ou creme hidratante (aplicado novamente com um algodão, que é mais gentil), não resolva. Importante: no caso do couro legítimo pode ser melhor mandar para um profissional resolver, já que o tratamento do couro é diferente.

Em ambos os casos (ou se você não sabe exatamente qual é o tipo de couro), vale fazer um teste com o algodão e o álcool em uma parte mais escondida da peça para não correr o risco de arruinar tudo! Há também produtos específicos para limpar o couro no mercado, como o Bonton, que você encontra em lojas de calçados e sapateiros.

E atenção também na hora de guardar a peça: o ideal é manter as jaquetas de couro legítimo em capas de TNT e tirá-las do armário para “tomar um ar”, na sombra, uma vez ao mês. As sintéticas não têm problema com a luz, mas podem rachar se ficarem muito tempo no sol.

2. TIRANDO A MANCHA DOS SAPATOS DE CAMURÇA

camurca

De tão delicada que a camurça é, dá vontade até de fugir dos sapato feitos neste material. Mas aí a gente vê o modelo na loja, prova, e assim, ele te escolhe, né? kkk O spray impermeabilizante (as próprias lojas de calçados, como Arezzo e Santa Lolla vendem, além de sapateiros) acaba sendo indispensável, mas às vezes eles chegam tarde demais para evitar as manchas…

Nesses casos, há dois ótimos truques caseiros: 1. passar um pouquinho de condicionador (de preferência de cor branca, neutra) e água, tirando o excesso com um pano úmido e deixando secar na sombra; 2. usar uma borracha branca, dessas de escola mesmo, para “apagar” a mancha, mas aí só rola em sapatos claros.

teste-camurça
Teste desse blog aqui

Em ambos os casos, é legal ainda passar uma escova própria para camurça depois, também encontrada em lojas de artigos de limpeza, para pentear o pelo no sentido certo. Com manchas mais superficiais a mistura água e sabão neutro pode resolver, mas a do condicionador passa mais confiança por também hidratar o material!


Em tempo: se o sapato de camurça molhar (porque será que sempre chove nos dias em que estamos com os sapatos mais bonitos!), coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar à sombra e depois escove a camurça para voltar ao aspecto de “novinho em folha”.

3. REMOVENDO SUPER COLA (DA PELE E DA ROUPA!)

glue

Às vezes dá a impressão de que dá pra arrumar qualquer probleminha em casa com uma Super Bonder, né? Mas aí entram fatores como pressa e habilidade (uuuhh) com esse tipo de material e não é raro acabar com o dedo colado! kkkk Antes que isso aconteça e fique até difícil de digitar procurando a solução, já salve esse link!

Se a cola ainda estiver fresca na pele, coloque-a em contato com água morna e sabão para facilitar a remoção. Mas se estiver seca, passe um removedor de esmalte à base de acetona no local, e depois lixe suavemente a região, fazendo com que a cola descasque! Se você tiver a pele muito sensível, troque a acetona por margarina, vá esfregando, com bastante paciência, até que a cola saia por conta da gordura, e lave com água morna e sabão.

No caso da cola cair em tecidos (considere os mais comuns e menos delicados, como algodão), use uma escova de dentes velha para aplicar acetona na região, esfregando a mancha da cola para tentar levantá-la. Raspe a cola com alguma espécie de espátula e depois lave a roupa normalmente.

E se ainda assim não der certo… Choquei fazendo a pesquisa para o post que agora tem até o produto “Descola Tudo”, para todos os tipos de cola, feito pela própria Loctite. Imagine o tanto que eles não recebiam de dúvidas e relamações de gente que se colou toda?

  • Gostaram dessas três dicas? Têm mais truques para estas situações? Compartilhem nos comentários!
Posts Relacionados
PERFIL
Camila Coutinho
MOST WANTED

Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados
Designed and Created bt Condomínio Network
INSTAGRAM
Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados | Designed and Created bt Condomínio Network