Beleza Cabelo destaque Garotas estúpidas home
Favorito

9 usos para o óleo de coco na rotina de beleza

5 minutos de leitura

De tempos em tempos um novo item entra pra lista de queridinhos dos truques de beleza, e o da vez é o óleo de coco! Ele virou destaque em várias matérias que começaram a pipocar na internet ultimamente falando sobre os benefícios desse “ingrediente” que vai bem além da cozinha.

Basicamente, o fato de ser um bactericida e antifúngico natural com alto poder hidratante e facilmente absorvido pela pele o torna um multiuso mais potente que muito produto grifado por aí. Duvida? Então confira essa seleção esperta com os usos mais interessantes do óleo para a beleza:

oleo-coco-tirar-make

1. Removedor de make

Promete funcionar mesmo pra tirar o rímel à prova d’água mais resistente! Pode ser aplicado diretamente no rosto ou com um algodão – no caso da máscara, é legal deixar alguns segundos sobre os cílios para “derreter” o produto. Dica da Lauren Conrad, que ama o óleo de coco: “pode deixar um pouquinho de óleo na base dos cílios, já que ele ajuda no crescimento deles”.

2. Como silicone de brilho para o cabelo

Tipo aquele que você compra na perfumaria: coloque a quantidade referente a uma moeda de 1 real na palma da mão, esfregue e aplique da metade do cabelo até a ponta (nunca no topo da cabeça!). Bye frizz, allow Gisele!

3. Como hidratante para rosto e corpo

O óleo de coco tem mais resultado hidratante do que muitos dos produtos prontos que encontramos por aí. Pode dar medo de passar e ficar com aquela sensação oleosa, mas a verdade é que ele é absorvido bem rapidamente, e chega até mesmo a camadas mais profundas da pele – se ficou com receio, aplique apenas na região dos olhos, já que o óleo é leve o bastante para esta que é a região mais delicada do rosto.

No corpo, junte partes iguais do óleo com a do seu hidratante para potencializar o tratamento. Se quiser, ainda pode adicionar óleos essenciais “a gosto” para dar um cheirinho de lavanda ou baunilha à pele.

Breath-Freshener

4. Melhorar o hálito

Por conta das propriedades bactericida e antifúngica, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo – uma colherada dele é suficiente. Assim, você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca, garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis. Ótima dica principalmente pra quem detesta aquele gosto de álcool dos enxaguantes bucais mais comuns.

5. Para combater piolho

Argh – aposto que você pensou só de ler! Mas piolho acontece, principalmente se tiver criança em casa. E dá pra combater sem nem mesmo colocar o pé na farmácia: após fazer uma primeira lavagem com vinagre de maçã (conhecido por suas propriedades anti-fungos), com o cabelo seco, aplique o óleo de coco no couro cabeludo e deixe ficar por 12 a 24 horas. Aí siga aquele processo de escovar os fios com um pente fino e depois lavar com xampu

6. Para prevenir e melhorar marcas na pele

…incluindo as temidas estrias! O óleo de coco ajuda a preveni-las e por isso já está na rotina de várias grávidas; também funciona para amenizar cicatrizes e manchas na pele. É um processo longo, mas que muita gente garante: funciona e sai bem mais barato que um tratamento clínico!

oleo-coco-pinceis

7. Para limpar pincéis

Lembra do item removedor de make lá em cima? Misture duas partes de sabonete bactericida para uma de óleo de coco e pronto: você tem uma solução para limpar perfeitamente bem seus pincéis de make!

8. Como tratamento noturno para o cabelo

Aqueça de 3 a 5 colheres de óleo de coco no microondas e depois que ele der uma esfriada aplique no cabelo já lavado com xampu, como se estivesse passando uma máscara de tratamento. Coloque uma touca e bora pra cama! Ao acordar, lave o cabelo e prepare-se para fios hidratados e com muito brilho!

9. Ajuda na depilação
E vez de creme de barbear ou sabonete, aposte no óleo de coco, que amacia os pelos (facilitando o corte com a lâmina), além de hidratar a pele. Como é antimicrobiano, também ajuda contra possíveis infecções.

Captura de Tela 2014-04-22 às 20.12.38

Ufa, é ideia que não acaba mais, né? E olha que ainda ficaram de fora da lista o uso do óleo de coco como esfoliante (só juntar com açúcar), hidratante de cutículas óleo de massagem e de banho!

Na hora de comprar o seu óleo de coco (achado facilmente em lojas de produtos naturais), procure sempre pelo extra virgem, já que assim ele não foi refinado ou hidrogenado e está mais próximo de seu estado natural. Para armazenar, a temperatura ambiente é suficiente, não é preciso refrigerar. Abaixo de 25°C ele começa a solidificar (o que dá um ótimo lip balm!).

  • Curtiram as dicas? Sabem de mais algum uso para o óleo de coco? Contem nos comentários!

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com que também vai gostar!

NEWS!
Ícone de favoritos

Adicionado aos favoritos

Esse item esta na sua lista de favoritos, aproveite! Continue navegando e adicione tudo que você curte na sua lista.