11 momentos em que David Bowie foi destaque na moda

11 jan 2016
- Por Camila Coutinho
Comente Aqui
11
jan
11 momentos em que David Bowie foi destaque na moda
11 jan 2016 - Por Camila Coutinho

david-bowie-abre

Esta segunda-feira amanhecemos com uma notícia triste: David Bowie, 69 anos, faleceu após lutar contra um câncer. Dizer que o britânico era apenas um músico genial (na sexta-feira tinha acabado de lançar seu 25º álbum, Blackstar) é muito pouco, já que desde o início da carreira vem se destacando também no mundo das artes, cinema e da moda.

Além de ser responsável por hits que influenciaram gerações, inclusive músicos como Madonna, Bowie nunca teve medo de questionar, mudar e quebrar barreiras… Tornou-se também um ícone de comportamento, do “seja quem você quiser ser”. A cada novo álbum vinha não só uma proposta musical inovadora, mas também um figurino ousado, maquiagem, cenários… enfim, toda uma nova história criativa!

Para essa homenagem do GE vamos focar na moda, área em que ele também é adorado, lembrando 11 momentos (de muitos) em que Boowie influenciou o mundo fashion:

1capa-kate-bowie

1. Quando Kate Moss estampou a capa da Vogue britânica em 2003 usando apenas o icônico raio da capa de seu álbum Alladin Sane, de 1973, pintado no rosto!

2david-bowie-moda

2. Quando Kate Moss apareceu como Ziggy Stardust (seu alter-ego mais famoso, um rockstar vindo do espaço que falava sobre um futuro decadente) na capa da Vogue francesa em 2011. A top, aliás, virou uma das relações mais fortes de David com a moda. Em 2014 ela foi a representante de David no palco do Brit Awards – usando inclusive um dos famosos macacões dele para receber o prêmio de Melhor Cantor!

Sem-Título-6
Acima, Bowie com estilo que prioriraza camisas e alfaiataria; abaixo, cliques da Vogue Paris de 2010 e Harper’s Bazaar de 2013

3. Quando, no final da década de 70, Bowie ousou e transformou radicalmente seu estilo ao adotar looks minimalistas – muito antes disso virar palavra-chave na moda dos anos 90!

david-bowie-moda-tilda

4. Essa fase minimalista do estilo do cantor também tem tudo a ver com a questão da neutralidade de gêneros (ou genderless), que dominou a moda no último ano e ficou evidente quando, em 2003, Tilda Swinton (que estrela também um clipe de Bowie) foi fotografada por Craig McDean para a Vogue Itália encarnando o astro do rock! Algo tão atual, e com a qual Bowie esteve envolvido desde sempre!

david-bowie-moda-pirata

5. Quando Bowie usou esse tapa-olho que virou mais um símbolo do glam rock… e o visual pirata, assim como o raio, serviu de inspiração para diversos editoriais de moda, como esse da Vogue Russia em 2013.

3david-bowie-moda

6. Quando Raf Simons homenageou David Bowie com uma coleção inteirinha no verão 2015 de alta-costura da Dior! “Ele é um camaleão, capaz de se reinventar. Mais do que um homem, ele é uma ideia”, disse o estilista, que buscou referências em looks como esse com o macacão listrado e botas vermelhas.

dries-van-note

7. E quando também foi tema da coleção inverno 2011 masculina da Dries van Noten, que buscou inspiração no personagem Thin White Duke, incorporado por Bowie nos palcos em 1978.

4david-bowie-moda

8. Quando a Givenchy trouxe essa releitura do lazer listrado de Bowie para a passarela de seu verão 2010…

david-bowie-moda

9. …sem contar os looks inspirados no cantor desfilados pela Jean Paul Gaultier (2011), Balmain (2011), Haider Ackermann (2012), Miu Miu (2012) e Maison Margiela (2015)…

david-bowie-moda-camisetas

10. …e as camisetas inspiradas nele, já feitas por marcas que vão de Topshop a Dolce&Gabbana (dois modelos da direita), fora as muitas que devem surgir agora. Bowie, e principalmente a imagem do raio, virou ícone pop: muita gente, a geração mais jovem, inclusive, gosta até mesmo sem nem saber muito de onde vem… Bowie conseguiu de fato criar uma imagem muito popular, ao mesmo tempo em que não perdeu seu apelo cool!

16a

11. Quando, em 2013, David, de tão relevante para a moda, virou tema de exposição no Victoria & Albert, de Londres. A mostra (que também veio a SP e foi sucesso no MIS) contou com mais de 300 roupas e objetos que contavam a história da sua carreira, fotografias, filmes e até mesmo cenários dos seus shows. Nem precisa ter ido para saber que os looks eram o destaque!

faitaocglz4hcbhcupoj

Pra terminar, esse gif fantástico com as transformações do camaleão da música/moda/artes!

david-bowie_2
Macacão criado por Kansai Yamamoto
  • Gostaram de saber mais sobre David Bowie e a moda? 
Posts Relacionados
PERFIL
Camila Coutinho
MOST WANTED

Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados
Designed and Created bt Condomínio Network
INSTAGRAM
Copyright © 2017 - garotasestupidas.com - Todos os direitos reservados | Designed and Created bt Condomínio Network